segunda-feira, 8 de março de 2010

Clamor na NIGÉRIA

“Não dizeis vós: Ainda há quatro meses até que venha a ceifa? Ora, eu vos digo: levantai os vossos olhos, e vede os campos, que já estão brancos para a ceifa”. (João 4.35)



Os conflitos envolvendo cristãos e muçulmanos na Nigéria já deixaram mais de 12 mil mortos desde 1999, quando foi implantada a "sharia" (lei islâmica) em 12 estados do norte do país.

Um confronto étnico-religioso ocorrido neste domingo (7/4/2010) perto de Jos, no norte da Nigéria, deixou pelo menos 500 mortos, informou nesta segunda-feira (8/4) o porta-voz do governo do Estado de Plateau, Gregory Yenlong.
Segundo testemunhas, religiosos muçulmanos da etnia fulani, armados com revólveres, metralhadoras e machados, invadiram as casas das cidades de Dogo Na Hauwa, Ratsat e Jeji e mataram todos que encontraram pela frente, incluindo mulheres e crianças.
Acredita-se que o massacre, ocorrido a menos de 2 km da casa do governador de Plateau, Jonah Jang, tenha sido a resposta dos muçulmanos aos confrontos religiosos com cristãos em janeiro, que deixaram 326 mortos. O incidente foi considerado por membros da própria etnia fulani como uma ação organizada para assassinar os cristãos.O Governo de Plateau anunciou um funeral coletivo para as vítimas. O presidente interino da Nigéria, Goodluck Jonathan, reuniu-se com as agências de segurança do Estado e afirmou que os soldados estão em alerta vermelha.
O massacre aconteceu mesmo com a imposição de um toque de recolher, que vigora na região das 18h às 6h desde janeiro passado.
Acredita-se que o motivo dos enfrentamentos na região seja a luta pela exploração de terras de cultivo entre cristãos e animistas, de um lado, e religiosos muçulmanos fulanis, do outro.
Os conflitos envolvendo cristãos e muçulmanos na Nigéria deixaram mais de 12 mil mortos desde 1999, quando foi implantada a "sharia" (lei islâmica) em 12 estados do norte do país.

PARO PRA PENSAR:
Até quando vamos ficar indiferentes à realidades como esta?
Enquanto há muitos morrendo pela intolerância, covardia, fome, doenças e tantas mazelas mais, há tantos investimentos em construções luxuosas, assentos mais confortáveis, prédios mais imponentes, fachadas de luxo e, corações cheios de lixo!
Levantemos os nossos olhos e, vejamos as multidões segundo o olhar de Jesus: um olhar de compaixão. Muitos estão perdidos como ovelhas que não tem pastor!
Ter compaixão é sentir a dor do outro, é participar dos seus sofrimentos. Somos tão livres em uma nação com tanta liberdade. Liberdade que tem levado muitos à libertinagem.
Como estará o coração do Pai celestial ao ver seus filhos morrendo de forma tão brutal? Qual a dor que nós não estamos sentindo?
Disse Jesus: "Pai santo, pelo poder do Teu nome, o nome que me deste, guarda-os para que sejam UM, assim como Tu e Eu somos UM". (João 17.11b) O desejo de Jesus, quando estava prestes a morrer por nós foi, que fôssemos guardados pelo Pai, protegidos pelo Pai, cuidados pelo Pai.
Precisamos viver para o Reino de Deus, clamar para que o Reino venha sobre nós e que seja feita a Vontade do Pai, assim na terra, como ela é feita no céu!
Deus, tenha misericórdia de nós!

2 comentários:

Joel Pereira disse...

A paz de Cristo Francinaldo,

Percebemos mesmo que grande parte da cristandade sofre desta doença da indiferença. Mas podemos perceber que nossa própria liberdade brasileira está ameaçada.Recentemente Comentamos em tese sobre esta ameaça e bem pode ser que seja isto para nos acordar e nos fazer mais misericordiosos.

Um grande abraço,
João - veja o link: http://livresparaservir.blogspot.com/

Doutrina Cristã disse...

A paz, Francinaldo,

A indiferença é o inverso do amor. E sem amor... não dar.
Estou seguindo seu blog – visite o nosso.
Temos também uma Rede Social Cristã, onde você poderá ter a sua página para divulgar o lindo trabalho do seu blog. Entre em http://doutrinacrista.ning.com/ e seja membro.
Fique na paz de Cristo.
A ideologia não se mantém pelo que você domina, mas com o que você pensa e idealiza (LC).
Grande abraço
Luiz Clédio