sexta-feira, 9 de novembro de 2012

Falando sobre Vocação e Caráter Cristão


“Estou crucificado com Cristo; logo, já não sou eu quem vive, mas Cristo vive em mim; e esse viver que, agora, tenho na carne, vivo pela fé no Filho de Deus, que me amou e a si mesmo se entregou por mim” (Gálatas 2.20).

Ao falarmos de Vocação e Caráter Cristão, falamos de um padrão que para nós, seres humanos, é algo bastante elevado, porém, acessível. Falamos do padrão que o próprio Deus estabeleceu para toda a Sua criação, Jesus Cristo!
Ele é o nosso alvo, nosso padrão de vocação e caráter.
Vamos começar imaginando como é o caráter de Jesus, seu temperamento, suas ações. Será que nossas ações se assemelham às de Jesus?
Algumas características da personalidade de Jesus são destacadas – Amou (Jo 13.1); Conhecedor dos corações (Mt 9.3,4); Movido de compaixão (Mt 9.36); Sabedoria nas respostas (Mt 22.15-22); Autoridade diferente do mundo (Mc 1.22); Paciente com a incredulidade (Lc 9.49-56); Irrepreensível (Ef 1.3,4); Humilhou-se (Fp 2.5-9); Tentado e rodeado de fraquezas (Hb 4.15 e 5.2); Sem defeito (1Pe 1.19); Puro (1Jo 3.3); Fiel (Ap 1.4,5).
O que temos de entender é que o centro da vida de Jesus é Seu Pai. Então, O Pai vive em nós, quando o centro de nossa vida é Cristo e não nós mesmos.
Quem conhece e ouve as palavras de Jesus, vive por causa de Jesus.
Cristo vive naquele que é seu servo, que não mais serve ao pecado. A questão é: ou o pecado nos domina ou Jesus nos controla. Servimos ao nosso caráter carnal ou a Jesus, que é o padrão perfeito? A quem temos escolhido?
Cristo vive naquele que obedece às Suas palavras. Essa comunhão com Jesus começa com o conhecimento, o ouvir e, o obedecer à Sua Palavra. Jesus é o nosso modelo no nosso relacionamento com Deus!
Entendo que minha vida não me pertence. Minhas decisões são tomadas segundo o coração do meu Senhor. Isso é ter o caráter de Cristo!
Esse caráter nos impulsiona a realizar a Vontade do coração do Pai. Isso traz à minha vida, sentido e propósito ao meu chamado e vocação.
Somos chamados por Deus a revelar o Seu amor aos homens.
Nossa vida e relacionamento com Deus devem proporcionar às pessoas com as quais convivemos, uma relevante proposta de mudança de mente.
Assim como diz Paulo aos Coríntios: “Graças, porém, a Deus, que, em Cristo, sempre nos conduz em triunfo e, por meio de nós, manifesta em todo lugar a fragrância do seu conhecimento. Porque nós somos para com Deus o bom perfume de Cristo, tanto nos que são salvos como nos que se perdem” (2 Co 2.14,15).
Sua vida tem manifestado em todo lugar a fragrância do conhecimento do Senhor, tanto aos que O conhecem, quanto aos que estão perdidos?
Seu caráter e vocação só tem sentido de existência neste mundo, se cumpre sua responsabilidade para com o Reino de Deus!
Pense nisso!

Nenhum comentário: