terça-feira, 27 de novembro de 2012

Indo Além dos Muros...



Atos 8.1-8
“E Saulo consentia na sua morte. Naquele dia, levantou-se grande perseguição contra a igreja em Jerusalém; e todos, exceto os apóstolos, foram dispersos pelas regiões da Judéia e Samaria. Alguns homens piedosos sepultaram Estêvão e fizeram grande pranto sobre ele. Saulo, porém, assolava a igreja, entrando pelas casas; e, arrastando homens e mulheres, encerrava-os no cárcere. Entrementes, os que foram dispersos iam por toda parte pregando a palavra. Filipe, descendo à cidade de Samaria, anunciava-lhes a Cristo. As multidões atendiam, unânimes, às coisas que Filipe dizia, ouvindo-as e vendo os sinais que ele operava. Pois os espíritos imundos de muitos possessos saíam gritando em alta voz; e muitos paralíticos e coxos foram curados. E houve grande alegria naquela cidade”.
O relato do Livro de Atos evidencia a expansão da Missão que Deus destinou a todos os seus seguidores. Neste momento da história da Igreja, aqueles primeiros cristãos, ao se espalharem para a Judéia e Samaria, estavam expandindo a nova fé em Cristo Jesus.
Tudo isto nos faz refletir sobre a urgência da Missão e o tamanho da nossa responsabilidade como cristãos. Também nos leva a enxergar que, a grande responsabilidade de anunciar o Evangelho não é tarefa exclusiva do Ministério ordenado (Pastores, Missionários, Obreiros). Essa tarefa é de todo aquele que O recebe como Senhor e Salvador.
Outro fato curioso do texto é que, apesar de toda a perseguição que todos estavam sofrendo, os apóstolos permanecem em Jerusalém, pois entendiam que era sua responsabilidade pastorear, cuidar, assistir e acompanhar aqueles primeiros cristãos. Muitos seguidores haviam sido presos e outros, estavam refugiados em cidades vizinhas e em propriedades rurais.
Esta atitude dos apóstolos exemplifica o que espera o Senhor dos Seus. Jesus nos ensina através da Oração do Pai-Nosso:
“Pai nosso, que estás nos céus, santificado seja o teu nome; venha o teu reino; faça-se a tua vontade, assim na terra como no céu; o pão nosso de cada dia dá-nos hoje; e perdoa-nos as nossas dívidas, assim como nós temos perdoado aos nossos devedores; e não nos deixes cair em tentação; mas livra-nos do mal, pois teu é o reino, o poder e a glória para sempre. Amém”! (Mateus 6.9-13)
O Pai é Nosso e, sendo o Nosso Pai, Ele sente prazer em nos dar o Pão de cada dia mas, muito mais do que nos dar o Pão, Ele se alegra, faz festa, celebra, se regozija ao ver que os Seus, assistem ao próximo, não simplesmente compartilhando o Pão – que é de todos – mas, principalmente, se dispondo a tornar-se a Padaria do seu próximo. Você já pensou nisso?
Como temos enxergado as perseguições, frustrações, desalentos, falta de amor ou atitude de pessoas ao nosso redor?
Enxergar o mundo com os olhos do Senhor e sentir com Seu coração, faz toda a diferença!
Se importar e se dispor como um instrumento útil nas Mãos do Senhor, para abençoar o seu próximo, seja ele cristão ou não, é revelar o coração do Pai ao mundo!
A oração mais simples e poderosa que você pode fazer hoje é: “Usa-me, Senhor!
Permita que o amor do Senhor afete sua vida e, viva intensamente para Ele!
A Missão é urgente! Vamos agir!

Nenhum comentário: